"NEGACIONISMOS"

Deborah Danowski


Estamos todos aqui (não todos, infelizmente) ainda atordoados por esse verdadeiro choque de mundos que foi a eleição pelas urnas de um presidente de extrema direita no Brasil; sem saber o que fazer, como existir durante esses (no mínimo) quatro anos que começam agora. Tendo escrito e pensado nos últimos anos sobre o fim do mundo que se anuncia pelo progressivo desenrolar da catástrofe climática e ecológica global, causada principalmente pela queima de enormes quantidades de combustíveis fósseis e por diversas outras práticas que movem a civilização capitalista industrial globalizada desde, sobretudo, meados do século passado, devo confessar que não esperava que o céu fosse começar a cair sobre as nossas cabeças tão cedo. Ou melhor, esperava, mas esperava que não. Até a véspera do segundo turno das eleições, eu ainda me imaginava no dia seguinte gritando pela janela de casa que os fascistas não passaram, me imaginava escrevendo para nossos amigos de fora do Brasil, com orgulho, que aqui nós os tínhamos vencido, que aqui, agora, não os deixamos passar. E, entretanto, cá estamos.

***

O tema desta minha fala era o negacionismo - um fenômeno complexo e grave, que pode ser abundantemente constatado nos dias de hoje, e que, sob suas muitas formas, tem um papel central na compreensão da paralisia cognitiva, psíquica e política diante do aquecimento global de origem antrópica.

A hipótese principal que eu pretendia defender é que a compreensão dessa paralisia e de outros tipos de reação à perspectiva de catástrofe climática projetada pela quase totalidade da comunidade científica atual pode ser largamente iluminada pela comparação dessa situação presente: primeiro com a do negacionismo de nazistas, ex nazistas, neonazistas e outros políticos de extrema direita quanto ao Holocausto perpetrado pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial; e segundo com o negacionismo que caracteriza, em graus e formas variados, nossa atitude diante das práticas de criação, confinamento e extermínio em massa de animais na fazendas-fábricas da agroindústria mundial.

Estou dizendo que esse era o meu tema e essa cena a minha hipótese, não porque eu vá abordar outro assunto ou porque considere que a hipótese não se sus tenta mais, pelo contrário. O aquecimento global antropogênico ainda é a maior ameaça que pesa sobre a vida do planeta no presente e no futuro próximo; os que fazem carreira e/ou fortuna sobre a negação dessa ameaça alegam não estar negando nada, apenas exercitando seu direito ao ceticismo. Por isso mesmo, e pela dimensão humana e outra-que-humana da catástrofe porvir, a denúncia dessa atitude não deve abrir mão de aplicar a eles o termo "negacionistas" (em inglês, deniers), como eram e são negacionistas os que advogam a revisão da história dos campos de extermínio da Alemanha nazista, dizendo, por exemplo, que as "supostas" câmaras de gás de Auschwitz não eram câmaras de gás coisa nenhuma, ou que o número de judeus mortos tem sido propositalmente exagerado, ou simplesmente que Hitler pode, sim, ter matado muita gente, mas foi um excelente estadista e fez muito bem para a Alemanha. Também continuo de acordo com os que defendem que o próprio termo "Holocausto", usado como um nome próprio para traduzir o termo em hebraico "Shoah", pode e deve ser usado para falarmos do tratamento que nossa sociedade dispensa a esses bilhões de invisíveis, os animais criados e mortos na agroindústria, incessantemente tortura dos em experimentos científicos, além, é claro, da extinção em massa das espécies que os humanos estamos causando (a sexta Grande Extinção da história da vida na Terra) - e isso apesar da grande sensibilidade que esses termos, Holocausto e Shoah, além do próprio termo negacionismo, despertam, por diversos motivos que mencionarei daqui a pouco.

Mas então, se manterei o terna e a hipótese, o que mudou? Por que minha hesitação neste momento?

O que aconteceu foi que, nestes últimos meses, nós, no Brasil, corno em outras partes do mundo, temos a sensação (e é bem mais do que apenas uma sensação) de ter submergido, não só na negação e no negacionismo de boa parte da classe política, da intelectualidade e da população de modo geral (os fatos falsos, ou fake news, a inversão ou negação da verdade, sendo mais um exemplo), mas no próprio desejo de morte e de extermínio, a um só tempo, do sentido e de qualquer forma de alteridade, que é a mola propulsora de todo fascismo.

Segundo diversos estudos independentes, mais de 97% dos cientistas que hoje trabalham no campo das chamadas Ciências do Clima concordam com o fato e as causas do aquecimento global atual, bem como com a enorme gravidade de suas consequências de curto, médio e longo prazos. As divergências entre os cientistas recaem sobre a projeção da velocidade do aumento futuro das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera e nos oceanos, bem corno sobre a estimativa da sensibilidade do Sistema Terra a esse aumento; recaem sobre a maneira corno os diversos ecossistemas irão reagir, qual será sua capacidade de resiliência, seus pontos de inflexão, os tipping points, e uma grande quantidade de outros aspectos fundamentais que compõem nosso frágil e complexíssimo sistema biogeofísico. Entretanto, e embora os alarmes da ciência tenham soado já há várias décadas, nossa situação global atual encontra-se hoje pior do que jamais esteve.

De mero pano de fundo para o desenrolar da História e para a construção das civilizações, para o florescimento das culturas como para as guerras e intolerâncias, a "natureza", e particularmente o clima, assumem um protagonismo ao mesmo tempo inusitado e aterrorizante, como uma fera que, provocada, reage das maneiras mais inesperadas. A inércia, essa força descoberta por Newton no século XVII como uma propriedade dos corpos, hoje parece caracterizar muito mais os sujeitos e as políticas humanas do que os objetos do mundo físico. Há várias razões para isso, mas talvez a mais importante seja o enorme esforço (político e financeiro) que vem sendo despendido pelas grandes companhias de combustíveis fósseis, de agronegócio e de mineração para semear a "dúvida", ou melhor, a percepção pública de que ainda há dúvida e controvérsia entre os cientistas a respeito da realidade, causa ou gravidade das mudanças climáticas.

Com raras exceções, a negação do aquecimento global se tornou a posição padrão dos políticos da direita republicana norteamericana. Em menor intensidade e número, ela se encontra em quase todos os matizes do espectro político no mundo inteiro. Mesmo assim, até pouco tempo, os Estados Unidos de Trump eram o único país que ficou de fora do Acordo do Clima assinado em 2015, em Paris. Agora Bolsonaro promete acompanhar seu ídolo Trump. Mesmo Que, no melhor dos casos, não consiga retirar o Brasil do Acordo, já prometeu que, em seu governo, não haverá um centímetro sequer demarcado para as terras indígenas ou quilombolas, e tudo leva a crer que ele fará o que puder para liberar essas terras para a mineração, para abrir mais estradas, talvez barrar todos os grandes rios da Amazônia com hidrelétricas, dar o sinal verde para a grilagem de terras e para o desmatamento, para a expansão das commodities que geram lucro para poucos por meio da exploração e envenenamento de muitos outros, para o trabalho escravo, para a condenação dos ativistas como terroristas etc., desdenhando até onde puder das propostas daquele e de outros acordos.

Notemos que, no contexto das mudanças climáticas, o uso do termo negacionismo em lugar de ceticismo - para caracterizar aqueles cientistas "dissidentes" que gostariam de justificar sua atitude de negação ou de produção de dúvida sobre o aquecimento global antrópico alegando um "nobre" parentesco seu com o ceticismo filosófico ou científico - tem um objetivo político claro: despertar propositalmente ressonâncias históricas com o negacionismo ou revisionismo do Holocausto a que nos referimos há pouco. E o próprio termo "Holocausto", embora continue quase sempre reservado pelos historiadores ao genocídio dos judeus pelo regime nazista - sobretudo pelos historiadores de língua inglesa, já que, na língua francesa, utiliza-se preponderantemente, nas últimas décadas, o termo em hebraico Shoah, popularizado após o documentário de Claude Lanzmann, de 1985 -, já foi algumas vezes empregado, e com o intuito de despertar as mesmas ressonâncias, para descrever as práticas de criação, confinamento e extermínio em massa de animais na fazendas-fábricas da agroindústria mundial, bem como à tortura de animais em testes industriais e científicos.

A aproximação entre esses termos é particularmente sensível. Os autodenominados "céticos do clima" não querem ver seus nomes associados publicamente aos negacionistas do Holocausto, já tantas vezes desmascarados em diversas cortes e tribunais internacionais. Por outro lado, os termos Holocausto (oriundo do grego antigo para "sacrifício") e Shoah (do hebraico para "catástrofe") se tomaram quase nomes próprios, com inicial maiúscula e introduzidos por um artigo definido e, portanto, a rigor, intraduzíveis e inaplicáveis a outros genocídios (dos quais, entretanto, temos tantos exemplos para ficarmos apenas nos séculos XX e XXI). E talvez mais fundamental: os dois nomes, sendo reservados a esse acontecimento em particular, trazem consigo a ideia não apenas do extermínio de um povo, mas do dispositivo de desumanização que preparou e permitiu esse extermínio (lembremos que os judeus, como outras minorias e etnias, eram representados como porcos, como sub-humanos, sujos, imorais e degenerados) e, por esse motivo, aplicá-los diretamente a não humanos, ou seja, aos "animais", soa a alguns - até a muitos, eu diria - como uma heresia. Vejamos o que diz o escritor sul -africano J.M. Coetzee sobre a linguagem frequentemente utilizada para descrever o Holocausto judeu (na voz de Elizabeth Costello, uma das personagens deste A vida dos animais e de alguns outros de seus romances):

'Eles marcharam como carneiros para o matadouro.' 'Morreram como animais.' 'foram mortos pelos açougueiros nazistas'. Nas denúncias dos campos ressoa com tamanha força a linguagem dos currais e dos matadouros que é quase desnecessário preparar o terreno para a comparação que estou prestes fazer. O crime do Terceiro Reich, diz a voz da acusação, foi tratar as pessoas como animais.

E logo adiante:

...estamos [não mais no passado. mas hoje, aqui e agora] cercados por uma empresa de degradação, crueldade e morte que rivaliza com qualquer coisa que o Terceiro Reich tenha sido capaz de fazer, que na verdade supera o que ele fez, porque em nosso caso trata-se de uma empresa interminável, que se autorreproduz, trazendo incessantemente ao mundo coelhos, ratos, aves e gado com o propósito de matá-los.

O filósofo Jacques Derrida, em <O animal que logo sou>, fala do paradoxo contido na negação desse “assujeitamento do animal" pelo "homem ocidental”:

De qualquer maneira que se interprete, qualquer conseqüência prática, técnica, científica, jurídica, ética ou política que se tire, ninguém hoje em dia pode negar esse evento, ou seja, as proporções sem precedentes desse assujeitamento do animal. […] Ninguém mais pode negar seriamente a negação. Ninguém mais pode negar, seriamente e por muito tempo, que os homens fazem tudo o que podem para dissimular ou para dissimular para si mesmos essa crueldade, para organizar em escala mundial o esquecimento ou o desconhecimento dessa violência que alguns poderiam comparar aos piores genocídios [...]

Ninguém pode mais negar, como diz Derrida, mas o fato é que continuamos negando. Estou falando dos animais porque eles formam provavelmente nosso maior "campo de invisibilidade", para retomar o tema desta exposição. Mas poderíamos citar muitos outros, as mulheres, os LGBTs, os negros. os índios, os refugiados, todos os miseráveis que não têm o que comer ou onde morar.

Esclareçamos que nem toda negação é um revisionismo, nem todos os negadores são criminosos ou "negacionistas" naquele primeiro sentido que definimos (do profissional da negação). Há várias formas e sentidos de negação. Shoshana Felman, analisando o filme Shoah, de Lanzmann, chamou a atenção para a distinção de três categorias de testemunhas que compunham a narrativa do filme (divisão baseada naquela feita pelo historiador Raul Hilbergem The Destruction of the European Jews): as vítimas (sobreviventes judeus), os perpetradores (ex-nazistas), e os espectadores (bystanders) [poloneses]. Essas três categorias, três perspectivas incomensuráveis, que não podem ser assimiladas ou subsumidas umas nas outras, e menos ainda totalizadas em um relato único e completo, se diferenciam não apenas pelo que as pessoas em cada uma dessas "posições topográficas, emocionais e epistemológicas" viram, mas, sobretudo, pelo que elas não viram.

Cito um trecho do livro:

Os judeus veem, mas não compreendem o propósito e a razão daquilo que veem: tomados pelo sentimento de perda e de engano, estão cegos ao significado do que testemunham. [...] Os poloneses, diferentemente dos judeus, veem, mas, enquanto espectadores, não olham, evitam olhar diretamente, e assim negligenciam [overlook] ao mesmo tempo sua responsabilidade e sua cumplicidade enquanto testemunhas. Os nazistas, por outro lado, tomam todas as precauções para que [see to it that] tanto os judeus como o extermínio permaneçam não vistos, invisíveis. [...]

É possível enxergar perspectivas semelhantes às dos três personagens do Holocausto descritos por Hilberg também nos outros dois acontecimentos que destacamos. Podemos talvez dizer que os animais explorados são as vítimas (os judeus, que não por acaso eram transportados para sua morte em vagões de gado); os empresários da grande agroindústria são os perpetradores (o alto comando do regime nazista); e os consumidores somos os espectadores (os bystanders poloneses). Os milhões de humanos e não humanos que estão perdendo seus mundos e seus modos de vida, as centenas de milhões e (nos piores cenários) bilhões que perderão seus mundos e suas vidas seriam as vítimas (os judeus) das mudanças climáticas; os grandes empresários das indústrias de combustíveis fósseis e as classes políticas e econômicas a eles aliadas seriam os perpetradores; e todos nós seríamos em alguma medida bystanders, testemunhas que tudo vêem e, na maioria das vezes, pouco fazem a respeito.

Mas imediatamente percebemos que essa divisão é Insuficiente para dar conta de todas as nuances da negação, de todos os pequenos recobrimentos e incongruências, de todas as interfaces e mesmo da mobilidade interna e externa dessas posições. Os trabalhadores dos frigoríficos executam e preparam milhões de cabeças de frango e gado, mas o fazem por não terem alternativa. esmagados eles próprios sob péssimas e traumatizantes condições de trabalho; parte dos contemporâneos dessas indústrias. por outro lado, se recusam a comer carne para não compactuar com esse extermínio e com o sofrimento dos animais; ainda assim, são espectadores [bystanders], e continuam de diversas formas implicados, contribuindo para outras indústrias que causam destruição de ecossistemas e morte de muitos viventes. Muitos que negam as mudanças climáticas o fazem simplesmente por não suportarem pensar na radicalidade das mudanças que seriam necessárias para enfrentá-las e, sobretudo, na radicalidade das mudanças que seremos obrigados a enfrentar, cada vez mais. "somos todos negacionistas", como alguns já disseram. E, afinal, quem seria capaz de receber de frente e de peito aberto todas as desgraças do mundo? Mesmo os prisioneiros dos campos de extermínio nazistas, para sobreviver e resistir(nos poucos casos em que isso era possível), precisavam de algum modo se tornar insensíveis aos sofrimentos que testemunharam em seus próprios corpos e ao seu redor. Primo Levi narra, em <É isto um homem?>, sua batalha noturna para encontrar entre o sono e a vigília, e entre o sonho e o pesadelo, um tênue lugar que fosse ao menos só seu, nem próximo demais nem desconectado demais da realidade da vigília.

E assim poderíamos seguir, ao modo dos fractais, encontrando diversas maneiras de ver e de não ver dentro de cada perspectiva, de cada posição e função, diversas formas de estarmos implicados e de não nos sentirmos implicados, de nos sensibilizar e nos dessensibilizar.

A negação é um verdadeiro mistério, mas um mistério absolutamente central para a compreensão do mundo atual. Em seu último livro. <Où atterrir>, Bruno Latour afirma que "não compreenderemos nada das posições políticas dos últimos 50 anos se não atribuirmos um lugar central à questão do clima e à sua denegação".

[...] tudo se passa como se uma parte importante das classes dirigentes (que hoje chamamos, de maneira demasiado vaga, as "elites") tivesse chegado à conclusão de que não haveria espaço suficiente na Terra para elas e para o resto de seus habitantes. Consequentemente, elas decidiram que era útil se comportar como se a história fosse seguir em direção a um horizonte comum onde "todos os homens" poderiam prosperar igualmente. Desde os anos 1980, as classes dirigentes não pretendem mais dirigir, mas se abnegar fora do mundo. Dessa fuga, Donald Trump é apenas um símbolo entre outros; todos sofremos as consequências, enlouquecidos pela ausência de um mundo comum para compartilhar.

O tsunami que levou à eleição de Bolsonaro é Impulsionado por uma mistura de todos esses afetos reunidos: loucura. ódio às minorias, indiferença à devastação do meio-ambiente (incluindo aí os animais), desprezo pela cultura (sem falar na contracultura) e pela ciência, desejo de vingança contra o ativismo político e ecológico, pulsão de morte fascista e mesmo neonazista. Não nos deixemos ludibriar pela provisória e aparentemente paradoxal ausência de negação em seus discursos. Exceto nos momentos da campanha em que teve que dizer que não queria dizer o que tinha dito, o candidato da extrema direita não via sequer a necessidade de esconder seus gostos e projetos. O mesmo está acontecendo agora, na preparação de seu futuro governo. E não é para menos que ele não via necessidade de esconder suas propostas abjetas, já que suas palavras foram e são ecoadas por hordas de bots, mas também de pessoas muito reais, que encontram toda sorte de justificativa para celebrá-las, ou às vezes (no melhor dos casos) para desocupá-las, dizendo: "São só palavras, ele não pensa realmente assim". Muitos judeus na Alemanha nazista disseram isso de Hitler - que foi eleito, não esqueçamos, democraticamente. Acreditaram que ele será sua salvação. Menosprezaram suas falas arrogantes e violentas. Mas estavam fatalmente enganados.

Como dizia um pessimista que já partiu desta para melhor, este é só o começo das dores. A boa notícia é que a justiça poética existe: a promessa de riqueza universal do capitalismo não poderia produzir outra coisa além de miséria universal. Se parássemos hoje mesmo, fechando a lojinha, deixaríamos uma esmagadora quantidade de promissórias não pagas para as gerações posteriores. Naturalmente. estamos longe de parar. Se tudo der certo, se houver amanhã, seremos lembrados como a geração mais irresponsável da história, isso na história nada insignificante das responsabilidades humanas. Por décadas o mundo se perguntou como os alemães sob o nazismo puderam não reagir às arbitrariedades, truculências e injustiças sempre crescentes que culminaram no Holocausto. Agora sabemos de primeira mão como se faz o que eles fizeram. <Paulo Brabo: Manual de emergência do observador de catástrofes>

***

Um relatório especial da ONU sobre os impactos de um aquecimento global de 1,5ºC acima da média das temperaturas pré-industriais foi lançado no dia 6 de outubro deste ano. Essa marca de 1,5ºC foi estabelecida no Acordo de Paris como o limite máximo "aceitável", ou melhor, "suportável", para o aumento da temperatura global antes que as consequências das alterações climáticas sejam absolutamente catastróficas e saiam de nosso controle. Os autores do relatório concluem que temos pouco mais de uma década para implantar as drásticas medidas de redução das emissões de gases de efeito estufa que até agora não implantamos. Esse é o acordo que o presidente eleito do Brasil avisou que não respeitará. E que, mesmo que não consiga abandonar oficialmente, é muito provável que abandonará na prática.

Quando a ditadura militar de 1964 se abateu sobre este país, precisamos de mais de 20 anos para restaurar (e nunca completamente) a democracia. Não temos mais 20 anos, não temos tempo nem mundo suficiente para esperar. De alguma maneira, todos que estão do lado de Trump, Bolsonaro e Duterte (Filipinas) sabem disso. E nós, do outro lado, é desde agora que temos que aprender a viver nas ruínas.

Termino com uma frase do naturalista escocês-americano, precursor do ativismo ecológico, John Muir: "Quando chegar a hora de uma guerra entre as espécies, estarei do lado dos ursos”. Essa hora chegou. E por “ursos" entendam-se todas as vítimas do negacionismo ecocida e do fascismo, que é, como disse meu colega Marco Antonio Valentim (2018), o regime político do Antropoceno (o capitalismo sendo seu regime econômico).




*Texto lido na exposição Campos de Invisibilidade, SESC Belenzinho,

novembro de 2018. Publicado aqui


sugestão de vídeo com D. Danowski: "Nós, humanos... E daí?" (2015)